APRENDER FAZ SENTIDO!

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Textos da Exposição: Música

Os equipamentos técnicos influenciaram de tal forma a música que surgiram novos estilos musicais dependentes deles. O rock, por exemplo, não existiria sem a guitarra eléctrica ou os órgãos electrónicos.

Numa história mais abrangente do rock, seria certamente obrigatório mencionar dezenas de outros subgéneros, e a forma como surgiram e evoluíram. Estes são alguns dos mais importantes: gótico, hip-hop, rap, house, trance, techno, drum and bass, hard rock, thrash, hardcore, glam, funk metal, death metal, heavy metal, southern rock, pop metal, cold wave, underground, soul.

Os meios de divulgação tiveram também um papel fundamental na história do rock. Desde o seu início, a televisão e a rádio contribuíram fortemente para que a música rock chegasse às massas, de forma a revolucionar a cultura popular dos últimos cinquenta e cinco anos.

Quando, em meados da década de cinquenta, o rock recebeu essa designação, já era a guitarra eléctrica o seu instrumento de referência.

A evolução tecnológica também se fez sentir ao nível dos estúdios de gravação e dos espectáculos ao vivo, para os quais contribuiu ainda com sofisticados sistemas de iluminação.

Os computadores têm assumido um importante papel no processo de gravação, sendo capazes de substituir mesas de mistura, gravadores, sintetizadores, processadores de efeitos e outros equipamentos, ou seja, quase tudo o que se utiliza em estúdios de gravação. A um computador assim equipado dá-se o nome de Digital Audio Workstation.

Sem comentários:

Enviar um comentário